Laringologia

  • Minha voz está rouca. Posso ter alguma doença? [+] leia mais

    A voz é produzida na laringe através de vibrações das cordas vocais. Existem várias doenças que podem alterar a voz, desde quadros mais simples, como inflamações (chamadas laringites), bem como nódulos (conhecidos como “calos”), pólipos, cistos e até tumores. É sempre importante consultar um especialista principalmente quando a voz permanece rouca por mais de 15 dias.

  • Como é feito o exame das cordas vocais? [+] leia mais

    O exame, chamado de laringoscopia ou laringoestroboscopia, é simples e não causa dor. É realizado através de um sistema de vídeo, que permite a visualização da região mais inferior da garganta (hipofaringe e laringe), onde estão as cordas vocais. Sem necessidade de sedação, recomenda-se apenas jejum de 3 horas para este exame.

  • O que é laringoestroboscopia? [+] leia mais

    É um exame muito semelhante à laringoscopia, porém o tipo de luz que é utilizada permite analisar as cordas vocais com mais detalhes, propiciando um diagnóstico mais preciso.

  • O que é refluxo faringolaríngeo? [+] leia mais

    É uma doença onde pequenas quantidades do conteúdo do estômago refluem para o esôfago, atingindo, às vezes, até a garganta, causando azia e queimação. Na otorrinolaringologia, geralmente os sintomas são pigarro, tosse, sensação de “bolo na garganta”, sensação de algo parado na garganta ou rouquidão. É importante lembrar que são exclusivos da doença do refluxo. É possível identificar sinais de sua ocorrência através da laringoscopia. O tratamento, em geral, é feito através de mudanças nos hábitos alimentares e posturais, bem como o estilo de vida. Além disso, algumas medicações também podem ser utilizadas.

  • Sou profissional da voz. Como posso cuidar melhor da minha voz? [+] leia mais

    O chamado profissional da voz é qualquer indivíduo que utiliza a voz como instrumento de trabalho, ou seja, que depende da voz para exercer a sua profissão. Assim, são profissionais da voz os cantores, atores, professores, locutores de rádio e televisão, advogados, juízes, operadores de telemarketing, políticos, oradores, vendedores, guias turísticos, entre outros. Para um profissional da voz, o aparelho fonador é o seu instrumento de trabalho mais precioso, permitindo ao seu usuário exercer diariamente a sua função. Grande número de profissionais desta natureza sofre de problemas relacionados à voz, resultantes da sua incorreta e abusiva utilização. Neste contexto, diversos cuidados simples, bem como as aulas de técnica vocal, são especialmente aconselhados aos profissionais da voz, auxiliando-os a prevenir os distúrbios vocais, possibilitando a manutenção das práticas corretas e contribuindo para o tratamento da maioria dos distúrbios e disfonias.