Fonoaudiologia

  • O que é deficiência auditiva? [+] leia mais

    A deficiência auditiva induz a uma privação sensorial, que é prejudicial à comunicação. Quando a deficiência auditiva é instalada na infância, durante o período pré-lingual, compromete de forma grave a aquisição de linguagem oral, comprometendo globalmente a comunicação.

  • Como fazer o diagnóstico da deficiência auditiva? [+] leia mais

    Para um diagnóstico ser confirmado, há exames realizados por profissionais especializados em audiologia. No Brasil, os médicos e fonoaudiólogos estão autorizados, segundo resoluções dos respectivos conselhos federais. Esses exames têm por finalidade detectar, particularmente no sistema auditivo, a presença de anomalias congênitas que possam afetar a comunicação, avaliando o tipo e o grau da deficiência auditiva para, finalmente, determinar a etiologia desse processo.

  • Quais testes devem ser feitos para o diagnóstico da deficiência auditiva? [+] leia mais

    Existem testes eletrofisiológicos que não dependem da resposta do indivíduo, como o Bera, as emissões oto-acústicas, entre outros. E há os testes convencionais, como audiometria tonal, vocal e imitanciometria.

  • O que é audiometria? [+] leia mais

    A avaliação da audição está ligada ao grau da perda auditiva e à localização do problema. A audiometria tem um papel chave no diagnóstico, localizando e identificando o distúrbio, quantificando o grau de perda auditiva e servindo, ainda, como referencial para outros testes diagnósticos e diversos planejamentos terapêuticos. A audiometria tonal limiar é um exame de determinação dos limiares auditivos. Este teste é realizado com utilização de tons puros para obter limiares da sensação auditiva.

  • Por que realizar a audiometria vocal? [+] leia mais

    Este procedimento, que mede a discriminação auditiva de palavras, pode auxiliar na seleção, avaliação e adaptação de próteses auditivas e, ainda, avaliar a eficácia de diferentes tipos de tratamento clínico e cirúrgico. Pode também verificar se a resposta obtida na audiometria tonal está realmente correta, descartando a possibilidade de simulação de resposta por parte do paciente.

  • O que é imitanciometria? [+] leia mais

    Este teste permite verificar as condições de orelha média e suas prováveis patologias, advindas desta cavidade.

  • O teste de imitanciometria pode ser feito em crianças? [+] leia mais

    Existem vários testes para avaliar a audição. Em crianças com idade inferior a 2 (dois) anos, são realizados testes objetivos, que independem da resposta da criança. São os chamados testes eletrofisiológicos: Bera e emissões oto-acústicas, sendo este último realizado em maternidades, como triagem.